Adotar é tudo de bom


Acho que a maioria de quem me visita por aqui sabe do meu amor incondicional aos bichos, especialmente aos cães.
Peço licencinha a todos meus leitores para falar um pouquinho sobre eles.

Há mais de um ano venho fazendo minha campanha particular. Escrevo artigos como colaboradora de conteúdo para tres portais, posto fotos dos bichinhos que estão sem um teto em meu flickr , divulgo feiras, sites, blogs e participo de várias campanhas em prol dos animais.
Além disso, depois que conheci o verdadeiro cão de raça o Vira-Lata e adotei sete deles ao londo dos últimos anos. Hoje a maioria deles moram lá no paraíso, nossa casinha no mato
pousadinha... Nunca mais pensei em comprar um cachorro - Quem tem um peludo desses em casa sabe do que eu estou falando.

Meus amigos possuem carteira de identidade, coleras com gps, cada um deles tem sua pastinha com diário; data de chegada, estimativa de idade, fotos do antes e o depois, além disso são vacinados, castrados e recebem visita do veterinário sempre que necessário (vacinas, doenças corriqueiras, socorro para apartar, brigas com ouriços e a ração é das melhores, meus bichinhos são felizes para cachorro!
Já tive vontade de trazer um deles para cá (tenho um xodó), mas só não o faço por consideração ao bichinho. Por que viver aqui num apartamento seria o pior castigo do mundo, meus amigos nunca usaram uma coleira na vida!

O vira-lata é um tremendo de um bom vivan no melhor sentido. É confiante, tinhoso, furão, malandro, fuçador, ousado e safado.
É arrogante, desrespeitoso, debochado, mas sabe ser diplomático e esperto; sabe quando deve fingir que cedeu, para arrancar o que quer, e sabe sempre o que quer, não desiste nunca.Tai um sujeito que não tem complexo de nada nessa vida.
Sabe por instinto que tudo é uma questão de vigilância e punição, e de quem corre mais rápido, não vacila não se rende não se deixa prender e sabe dos caminhos e dos desvios do mundo.Seus "defeitos" são tão descaradamente sinceros, que fica muito difícil não acharmos virtudes neles. Os cães vira-latas também são mais resistentes fisicamente e, alem de extremamente amorosos e inteligentes, aprendem sinais de comando e ordens rapidamente. Quem nunca viu um malandro desses atravessando a rua na faixa de pedestres quando o sinal fechou? Eu já vi centenas de vezes.
Sabedoria é pouco para definir o instinto de sobrevivência e a lábia que esses amiguinhos têm. Só quem nunca teve a chance de conviver com um é que sabe.

Tuco e a Piti os dois últimos que adotei, ambos são bebes
Em países do primeiro mundo, os cães sem lar que perambulam nas ruas estão praticamente extintos. Por lá, a galera está há décadas e décadas a nossa frente no quesito “respeito ao animal”. Nesses países os desafortunados de quatro patas são recolhidos abrigados e encaminhados a um lar.
Tá, tudo bem que aqui ainda temos outros problemas igualmente urgentes, mas o panorama dos caninos que aos milhares ainda vagam ao léu, está longe de ser resolvido. O abandono e a posse irresponsável são as principais causas do problema, e como solução a imensa maioria deles tem apenas o final de vida cruel das prefeituras.

Mas como nem tudo esta perdido, existem algumas almas bondosas que salvam os coitados dos pulguentos das ruas e inúmeras organizações governamentais que fazem campanhas de adoção.
Cilque para ampliar as fotos

Tenho uma amiga a Nanci do Adota Cão, que faz um incansável trabalho na procura de famílias que queiram adotar um amiguinho. Conheçam o blog dela, de link em link você encontra um até na sua cidade, ou ainda uma forma de ajudar através de doações.

Graças à campanhas de todos os tipos, têm aparecido mais pessoas que ao buscarem um animal de estimação não analisam cor, raça, ou aparência, apenas sentimentos.

Adotar um cão vira-lata de entidades sérias não é só o inicio de uma relação de intensa amizade como também é ótimo para o bolso.
Esses animais já vêm castrados, vermifugados e vacinados. E se o “tomba” escolhido esta na fase adulta, já estão poupados o jardim da casa e os pés de mesas e cadeiras da destruição de um filhote travesso.
Uma descoberta importante para mim:
Não fui eu quem salvou meus “amiguinhos adotados”, e sim eles que trouxeram um novo sentido e uma lição enorme para minha vida.

Adote você também!

17 comentários:

  1. Realmente, adotar é tudo de bom! Meus 4 filhotes são adotados e são a razão da minha vida... Cada um com uma historinha só sua, tão unica e tão especial...
    Queria te presentear com o meu selinho, espero que goste!
    http://bebes-quatro-patas.blogspot.com/2009/06/selinho-vip-para-very-important-peoples.html

    =^.^=

    ResponderExcluir
  2. prefiro crianças á animais, mas criança chama animal, então lá em casa alem de tres crianças tem tres cachorros.
    um lindo gesto.

    bjossss...


    __00000___00000 *.*. * * .
    _0000000_0000000. * . * . * . * .* ..
    _000000000000000. * .
    __0000000000000 * . * * .*
    ___00000000000 * . *. *
    _____0000000 * . *. * . * . *
    _______000 *

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Conheci o seu blog através das minhas intermináveis pesquisas sobre decoração (recebo meu apt. em dezembro), mas hoje ao entrar aqui não encontrei um topico novo sobre decoração, mas um topico sobre algo que eu amo por demais na vida! Bichos. Cachorros principalmente! Eu sou mãe de uma cadelinha da raça PUG, mas tenho planos de adotar um vira-lata malandro desses que vc falou. Estou morando na casa da minha sogra, até o apt. ficar pronto, mas assim que por os pés lá, antes mesmo da mudança chegar, irei buscar o novo integrante da familia em um abrigo aqui da minha cidade (Salvador!)
    Parabéns pela campanha!

    ResponderExcluir
  4. Olá AMADA realmente esse gesto é muito lindo aqui em casa eu tenho uma poodle que é mais mimada que muitas crianças aí da vida, acredita que eu acabei de presenciar uma cena horrivel um carro por malvadesa acaba de atropelar um cachorrinho aqui na rua, não aconteceu nada com o cachorrinho acho que deve ter preensado a patinha dele e ele gritou muito eu tenho vontade de matar esses sem coração. Infelizmente o nosso mundo tem muito o que aprender ainda, masss ainda bem que ainda existe pessoas boas como voce que adotam esses nossos amiguinhos, parabens!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Yvone, agora entendi perfeitamente seu carinho por São Francisco de Assis.
    Adoro um vira latas, como você, atualmente moro em apartamento.
    Assim que mudarmos pra uma casa adotaremos um lindinho.
    Beijão com carinho.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  6. Yvone,temos algo em comum entao, alias esse é meu assunto predileto. Amo animais em especial os caes. Se eu pudesse acudir todos que nescessitam,digo sempre pro meu marido que meu sonho é morar num lugar com muito espaço e poder ter meus bichinhos bem tratado e amado.Por acaso tenho um bulldog,mas gosto de qualquer um com ou sem raça.Li em algum lugar que "o cao é o unico amor verdadeiro que o dinheiro pode comprar", concordo plenamente.
    Por aqui os animais sao mais respeitados porém o abandono existe so que numa escala muito menor, ja a adoçao é bem comum.Uma coisa que acho legal por aqui é que essas pessoas que gostam de animais mas nao podem ter um em casa por qualquer motivo, adotam a distancia.Assim nos finais de semana o canil municipal enche de pessoas que vao ficar com o cao adotado, passeiam nas redondezas,tratam,brincam,limpam suas casinhas,levam doaçoes enfim...
    Chega a ser emocionante passar pelos corredores e ver as pessoas dentro dos compartimentos dando cuidados e carinho aos bichinhos..
    Parabéns pela sua iniciativa.
    Susi do Copy & Paste

    ResponderExcluir
  7. Yvone: parabéns pela iniciativa!
    Olha, tenho 2 bichos em casa: um gato e cachorro. O Hulk, o cachorro, é labrador com pedigree e tudo. Já o Pingo, o gato, apareceu por aqui ano passado, já adulto, e "nos adotou".É o viralatinha mais sedutor, dócil, amigo, querido, que já tive contato! Virou o centro das atenções da casa! Claro que tratamos, demos remédio de verme, pulga, vacinas, ração da boa e muito carinho!
    Recomendo a todos que adotem!

    ResponderExcluir
  8. oo q delicia de post!
    eu já decidiiii qd minha filhota (vai demorarrrrrrrrrrrr)virar estrelinha...vou adotar uma cachorrinha...COMPRAR! nunca mais!!

    pois eh menina sobre a cuba!
    vamos ver qd conseguir meu apê o tamanho do banheiro neh!? não adianta sonhar com um modelo..chega lá não cabe direito no banheiro ahhahaah!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. É doloroso presenciar alguns vizinhos que não sabem ter cães.
    Para cuidar deles, é preciso compartilhar amor, é preciso conversar com o animal também.
    Eu e o meu Fluke temos uma relação de aprendizado.
    Importante: cachorro não é presente.
    Ah... como temos muito o que aprender com essas criaturas de Deus!
    Linda a sua campanha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Yvone! Parabéns pelo post e por essa iniciativa... é muito gostoso um bichinho, eu particularmente sempre preferi as plantas, mas meu pais tinha comprado um filhotinho de Bassê, e foi a coisinha mais gostosa da nossa família. Cresceu lindo, esperto e saudável. Faz 2 meses que do nada ele morreu. Eu fiquei arrasada, chorei um dia inteiro soluçando e não conseguia parar... ele só tinha 5 aninhos... achava estranho as pessoas que se desesperavam quando um animal morria, mas depois do nosso cachorrinho, pude entender a dor de uma pessoa que perde seu bichinho de estimação querido...
    BjOs e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo post. Bichos tem sentimentos - merecem carinho, cuidado e atenção.E eles retribuem sempre com amor, dedicação e alegria. Viva os bichos!!! Parabéns para todas as pessoas que se dedicam aos bichinhos abandonados e doentes.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  12. yvone, minha maiga, parabens pelo post!!!
    ontem havia uma feira de doação no shopping aki de catanduva... fiquei tão triste ao ver os cãezinhos ali, sperando por um dono.... e aí me senti egoista qdo comprei o cacau e não adotei um.....
    ....bom, mas ao menos eu sou 100% a favor desses bichinhos, não aceito maldade e o pessoal q trabalha comigo tbem eh assim, qdo encontramos um bichinho doente, vamos atras de um veterinario q possa cuidar (sem receber honorarios) e achamos um lar para ele....
    mas acredito q qq iniciativa eh bem vinda né?
    ;)
    parabens pelas adoções tbem! ;)

    bom domingo e otima semana!!!

    beijão!

    ResponderExcluir
  13. ah, skeci de te perguntar, como pode ser colada a espuma na parede? é antes ou depois de revesti-la com tecido? acho q agora vc deixou a dica ideal para minha cabeceira!
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Yvone!
    Vc sabe que compartilho dessa paixão pelos animais, em especial os cãezinhos... :)
    Há alguns dias, por coincidência, coloquei um link num selinho no meu blog, do programa de adoção "Quero um bicho", vinculado ao PEA.
    As minhas duas "meninas" não foram compradas, mas adotadas tbm.
    E assim vamos tentando ajudar esses bichinhos que amamos tanto!
    Bjks! ;)

    ResponderExcluir
  15. Só tenho uma declaracao a fazer, quanto mais convivo com os homens, mais admiro os animais, preciso dizer mais alguma coisa?
    Bjs e parabens, um espetaculo de materia.

    ResponderExcluir
  16. Amei o post! precisamos de mais pessoas com esta dedicação e amor pelos animais...
    bjos
    Elaine

    ResponderExcluir
  17. O segundo é igual ao meu Luck!!!
    Meu cãozinho veio com o marido... rsrsr, mas minha gata encontrei pequenina, na rua.
    Pena que moro num "apertamento" de 1 quarto, senão, adotava mais bichinhos...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias