Bolinho de Bacalhau ASSADO

Foto Ideais a La Carte
No final do ano passado estava louca para comer bolinho de bacalhau, mas não queria frito.Procurando na internet, encontrei a receita da Tania Zazuskas (isso em 2008). Guardei o link e no final do ano passado resolvi testar. 
Lendo por cima a receita percebi que era muito parecida com a receita da mamãe só que eram fritos.
Ah, eu amei o as receitas da Tânia, para quem esta de dieta e não agüenta mais comer “comida sem gosto”, o blog Zazuskas é um endereço imperdível (guarde em seus favoritos).

No revellion deste ano fiz os tais bolinhos. Uau!! Não fotografei nada porque enquanto ia preparando ouvindo minhas musicas favoritas em companhia do meu amor... uma taça de vinho para cá, outra para lá...
Completamente desconectada, OFF, e apesar das taças de vinho deu tudo certo.

Ingredientes e preparo
1/2 Kg bacalhau dessalgado
1/2 Kg batatas cozidas e espremidas em purê
1 cebola grande bem batidinha
2 colheres de sopa de Amido de Milho
1/2 xícara de azeite
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
3 ovos inteiros
Pimenta do reino a gosto
Cheiro verde picado a gosto

Processe ou desfie bem o bacalhau; aqui eu faço como a mamãe; desfiado.
Misture com o purê de batatas, as gemas, a cebola, o amido, o azeite, cheiro verde.Salgue se necessário e por último coloque as claras em neve e o fermento.

NOTA: A mamãe aprendeu a fazer os bolinhos com minha avó portuguesa, e eu aprendi vendo fazer, até hoje não tinha escrito a receita, mas lembro que ela misturava ao bacalhau desfiado os ovos, a salsinha, a pimentinha bem picadinha (a mamãe é mineira e sem pimenta nada tem graça) e acrescentava uma nuvem de farinha de trigo ao purê de batatas.
Os bolinhos depois de preparados desmanchavam na boca, parecia comida de anjo - Era mesmo para comer de joelhos.
Para a mamãe era uma luta, tinha hora que ela dava um berro porque a gente ia roubando os bolinhos antes de irem para a mesa.

Coloquem em forminhas de empadas descartáveis previamente untadas e enfarinhadas. Forminhas de empadas também dá certo.
Leve ao forno médio até dourar...
Postei aqui no final de 2008 outras receitas que gosto de fazer com bacalhau, além de várias dicas sobre os cuidados com a compra do bacalhau, armazenamento, congelamento e dessalgue etc
E vamos à Páscoa então!
Sugestão de embalagem para ovos caseiros
Desejo uma linda semana a todos!

23 comentários:

  1. Ui amiga eu fico um tempão sem vir aqui e quando venho com fome, encontro tudo isso me esperando??? Ai que fominha hehhehe. Nossa adoro um bacalhau, mas aqui é tão tão caro.
    Vim dar um alô e desejar uma linda semana pra vc , ah tem sorteio no meu blog Tà?? bjs Leila

    ResponderExcluir
  2. Oi Yvone minha santinha,
    amiga amo bacalhau e bolinhos nem me fale, mas é algo que como uma vez ao ano porque evito fritura, mas vou te falar você caiu do céu com essa receita, já copiei e vou testar qualquer dia desses, mas não tenho essas formas não, como faço? estava com saudades de vocÊ
    !
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Yvone,
    Ótima receita, como todas da Tânia.
    Como também evito frituras, vou prova esse bolinho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro bacalhau! Bolinho então? Aiiiii que vontade que deu!
    Ainda mais assado... bem mais saudável!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  5. Ah amiga, parece adivinhou. Estou com um bacalhau aqui na geladeira, louca para fazer bolinhos ( mas não queria fritura!!) e aparece vc, com essa receita!!
    Perfeita!
    Bjs amiga!
    * ah, consegui publicar a postagem e, pelo que vi na blogosfera, todas estávamos com esse mesmo problema. Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Yvone...
    Otima dica p/ Pascoa
    Eu amo bacalhau, tenho um receita que faz o maior sucesso, é parecida com a sua porem leva a metade de batatas, e tenho uma receita p/molho do bacalhau ao forno MARAVILHOSA, de comer ajoelhada, p/ quem gosta de muito azeite e alho. Posso te passar
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. O escondidinho tá com uma cara maravilhosaaaaa
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Humm, adorei!! Detesto fazer frituras e essa idéia parece ótima!!Adorei tudo! Boa semana tb querida!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Hummm, mas essa receita com certeza vai pro caderninho, e quem sabe na sexta mesmo eu a faça, se mamys, que voltou a reinar na cozinha dela, me deixar. ;o)

    E na cozinha, acompanhada do marido e vinho.. ai ai... Adooooooooroo!!

    Xerinhos, linda!

    Paty

    ResponderExcluir
  10. Yvone,olha o castigo, entro no seu blog quase na hora do almoço. Ja salvei o blog que vc indica.
    bj

    ResponderExcluir
  11. Amada corre la no meu cantinho e veja a promoção q ta ocorrendo corra poque vai ate dia 02 de abril!!!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Nossa que idéia boa... Bolinhos assados e ficou tão fofo nas forminhas... Adorei!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua receita de bolinho assado já está anotada,obrigada.
    Boa noite t+



    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu sempre vinha aqui e te acompanhava , agora fiz meu blog , e vim te convidar a me conhecer. Estou te seguindo agora tb. Bjs e feliz pascoa

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!

    Eu não gosto muito de bacalhau....
    ... mas admito que os bolinhos são demais!!!
    assado então... adorei a receita!!! ;)

    bom feriado e
    boa pascoa,

    beijão

    ResponderExcluir
  16. snif! Devo, não nego...rsrs
    Yvone, eu amo bacalhau, de todas as formas possíveis, mas bolinho é uma coisa que nunca me aventurei a fazer. Parece trabalhoso e eu não faço fritura, em casa. Não que não goste.
    Bolinho de bacalhau me lembra os que minha avó, portuguesa, costumava fazer no natal: delicioso!
    Adorei a dica de fazê-lo assado, assim, nessas fôrminhas de muffin! Vou experimentar.
    Ultimamente, tenho feito suflê de bacalhau, que também fica muito bom. Aliás, o que não fica, não é?

    ResponderExcluir
  17. OI, Yvone, passei pra pegar essa receita, eu já a testei uma vez e adorei, não sei se lhe disse. Vou repetir a dose hoje à notie.
    Cheguei de viagem hoje à tarde e estou louca pra comer bolinho de bacalhau, mas vou fazer frito mesmo... depois lhe falo...
    Um beijo.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Oi...procurava um bolinho assado de bacalau e achei o seu. Copiei viu? Grata! Feliz Páscoa!Bjo

    ResponderExcluir
  19. Yvone
    Eu não conhecia o seu blog e acabei parando aqui ao acaso e foi com surpresa que vi minha receita. Fico feliz que tenha gostado e agradeço muito o link.
    Seu blog é todo ótimo. Vou voltar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Estou agoraaaa fazendo tua receita ...bjs leandra
    São Bernardo do Canpo sp

    ResponderExcluir
  21. Há tempo procurava por uma receita assim. Sabia q/ era possível fazer este bolinho assado. Obrigada.

    Prof.ª Neusa

    ResponderExcluir
  22. Humm deve estar uma delícia vou tentar fazer,assado eu posso comer, Tou com as artérias entupidas não posso comer fritura kkkk

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias