Se a vida te oferecer limões...

No meu caso, a vida me ofereceu dezenas destes limoeiros. Ufa, ufa! Disseminados pelos passarinhos é comum de ser encontrado no campo, ancorados às cercas, solitário no meio de pastos, entre matas ralas ou desprezadas nas calçadas e terrenos baldios de cidades pequenas ou ainda em quintais do interior brasileiro, porém difícil de ser encontrado nas grandes cidades.
Parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, e cor laranja-avermelhado e às vezes enferrujados.
Hoje quero dividir duas receitinhas que aprendi lá no mato usando esse limão que tenho em abundância por lá e que conheço pelo nome de Limão cravo; dependendo da região pode ter outros nomes como; limão- rosa, limão- capeta, limão- vinagre, limão-cavalo, limão-francês, limão-china ...
Suco de limão cravo com gengibre e hortelã
Para duas pessoas com sede esse tipo de limão geralmente é suculento
-1 limão cravo cortado em 4 com a casca (lave bem o limão antes de parti-lo)
-500ml de água filtrada
-açúcar cristal ou mel à gosto
-hortelã (algumas folhinhas)
-1 pedaço pequeno de gengibre
-gelo
Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.
Não espere muito, pois o limão azeda!

A outra receitinha também simples, simples é
Casquinhas de limão cravo cristalizadas

1 dúzia de limões cravo grandes
1/2 Kg de açúcar cristal
250 ml de água

-Lavar bem os limões. Esprema o suco e aproveite em outra preparação.
-Corte cada metade ao meio e retire cuidadosamente a parte branca e fatie em tirinhas.
-Cubra com água de forma que as cascas fiquem submersas. Dê umas apertadinhas para sair o azedo da casca e troque a água.
- Vá deixando de molho em água por algumas horas.
-Leve ao fogo as casquinhas com água o suficiente para cobrir até ferver. Jogue fora a água e repita a operação por mais duas ou três vezes, até que saia todo o amargo.
-Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Junte as casquinhas, deixe ferver, mexendo de vez em quando até a calda engrossar.
Está pronto.
Para a cristalização, use como medida uma xícara de açúcar para cada 2 xícaras de cascas.
- passe as casquinhas no açúcar cristal, espalhe numa assadeira, espere secar bem e guarde em potinhos ou saquinhos bem fechados.
Se não quiser passar no açúcar, espalhe numa assadeira depois da calda escorrida e espere secar por alguns dias.
Idéia de presente caseiro - Não é um luxo?! Daqui
Se a vida te der também este limão cravo aproveite e faça uma caipirinha!
Sendo assim um brinde a “rusticidade” com classe da caipirinha de limão cravo, hortelã, açúcar e bastante gelo.
Aprecie sem moderação (se não for dirigir) em frente a uma bela piscina.

21 comentários:

  1. Oi Yvone, esses limões deram água na boca!
    Lembrei do tempo que eu morava no interior...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Yvone.
    Adoro esses limões, quando o meu patrão (marido) tinha uma chácara haviam vários pés e sempre tinha em casa, mas depois que ele vendeu a dita chácara, só comprando no varejão, pois é, aqui em Campinas vendem em varejões e feiras livres.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hum, que bom que é limão, de todos os tipos. Amo. Quando era pequena, íamos a um sítio em Minas Gerais, e molecada já viu né?? A gente fazia guerra de limão cravo.. uii.. ardia nos machucadinhos de criança..rsrs
    Mas, você sabe aquele doce de banana bem escuro que a gente nunca consegue fazer em casa? Então, uma doceira me contou que o segredo é banana, açucar e limão cravo. Deixa o doce com aquele aspecto lindo. Aqui em casa preciso colocar achocolatado..rsrs
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Já tomei tanto suco de limão na vida (minha mãe obrigava) que hoje não sou muito fã de nada que leva essa fruta, nem mousse, nem torta, nem bolo, nada, nada. Suco de limão só se estiver bem gripada e eu sabendo que faz bem à saúde rs.
    Adorei esse seu quintal cheio de verde.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hum.. eu adoro, com limão ou laranja, deu vontade rs... beijo Yvone e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Yvonne, sonho com um jardim, com frutas, horta e cachorros grandões rss, esse suco me pareceu delicioso!! Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Qdo era criança tinha limão cravo no quintal. Adorava comer abacate (q tbém tinha no quintal) com suco de limão e açúcar.. hummm!!

    Bjs e ótima semana!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ivone
    Voce escolheu duas belas receitas.
    Limão não se faz só uma bela limonada, mas voce nos mostrou muito mais...
    com amizade e carinho de Monica

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yvone!
    Nunca tomei suco de limão cravo! Mas as casquinhas cristalizadas são uma guloseima que adoro!!!!
    Beijins!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as receitas e tudo mais que li no blog!
    Já vou ficando por aqui...deixarei o link do blog no meu idtintin.blogspot.com pra não perder de vista! Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Santinha, essa casca de limão é pra me matar! Eu AMO cascalimão e laranja cristalizada!
    Essa é pra fazer mesmo!
    Ah! Eu moro no interior e por aqui limão, só na feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro limão e todos os sabores cítricos. Fiquei louca por estas casquinhas, acho isso uma delícia, mas nunca pensei em fazer, mas fiquei tentada. Preciso de muitos limões como estes, onde achar em uma grande cidade?

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai que delícia de lugar nessa primeira foto... dá até vontade de sentar embaixo da árvore e tirar um cochilo... hehehe...
    beijinhos e bom final de semana,

    ResponderExcluir
  14. Yvone, não sei que limão é esse! Será o que aqui em Curitiba chamamos de limão rosa? Se você tiver, podia postar um dia uma foto dele inteiro para eu ver como é? Achei as casquinhas cristalizadas muito apetitosas... Posso fazer com laranja também, certo?

    ResponderExcluir

  15. Adicionei a foto do limão cravo. Soube que em Curitiba ele é conhecido como limão rosa.
    A receita acima serve tanto para o limão cravo, quanto para laranjas.
    Já comi as duas e o sabor fica muito parecido.
    bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  16. Adoro limonada. Fazemos muito lá em Minas essa limonada com casca e tudo, mas é do limão verde, que eu na minha ignorância não sei o nome específico.
    Essa outra receita parece muito gostosa também, eu nunca experimentei.

    ResponderExcluir
  17. Yvone, sinto um peso quando me desfaço das cascas de laranjas e nunca me atinei de fazer isso. Anotei tudo!
    beijo

    ResponderExcluir
  18. Adorei a ideia do presente! Charmosíssimo e feito com carinho! A caipirinha também parece deliciosa, assim como o suco. Eu já fiz uma caipivodka de grapefruit, aquela laranja vermelha e azedinha e ficou deliciosa! Mas não adianta a fruta que eu provar, a caipirinha de limão (qualquer tipo) continua sendo minha versão preferida! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Yvone, tudo bom?

    Estava buscando a receita de casquinhas de limão e laranja cristalizadas, e eis que acho no seu blog, obrigada por postá-la.

    Estou adorando suas dicas e seu bom gosto.


    Parabéns!!!


    Beijos e que tenha uma ótima semana



    Audeni

    ResponderExcluir
  20. Hummmm... casquinhas de limão carameladas para comer tomando café quentinho? Delícia! Vou fazer tão logo ache o limão cravo.
    Amei seu blog pela proposta de simplicidade e pela belas ideias.
    Gostaria muito que conhecesse o meu e me dissesse o que achou dele... É novinho, recém-nascido.
    Espero vc!: www.minasdemim.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Adoreei!
    Estava louca para ver como se fazia essa receita de limao/ laranja cristalizado.
    beijooo

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto



Visualizações

Protected by Copyscape Web Copyright Protection

Arquivo

Categorias